Home | Contato | Mapa do Site

Mudas

Características das Mudas de Eucalipto, Pinus e Nativas

O plantio de florestas é uma atividade altamente rentável, desde que sejam seguidas algumas premissas. Abaixo se encontram as principais características das mudas produzidas pela Tecnoplanta. Leia estas informações e converse com a nossa equipe, você receberá auxílio para escolher as mudas mais apropriadas à sua região e à finalidade da sua floresta.

Mudas Clonais de Eucalipto: produzidas por estacas

A técnica de produção de mudas por propagação vegetativa permite a replicação em grande escala de materiais genéticos superiores. Através dela é possível a obtenção de florestas mais homogêneas e com maior produtividade para a região considerada. Para a produção comercial de clones de eucalipto, a metodologia utilizada é a estaquia, onde ramos de uma matriz são induzidos ao enraizamento e conseqüente formação de uma nova planta.

As espécies oferecidas pela Tecnoplanta podem ser destinadas para indústria de papel e celulose ou utilizadas como matéria prima para aglomerados, chapas duras, laminação, marcenaria, etc.:

  • Eucalyptus saligna
  • Eucalyptus grandis
  • Eucalyptus urograndis
  • Eucalyptus dunni
  • Eucalyptus benthamii

Mudas Seminais de Eucalipto - produzidas por sementes

Mudas seminais são produzidas a partir de sementes originadas de pomares conduzidos para este fim. A utilização de mudas seminais dá origem a florestas mais heterogêneas e, consequentemente, melhor adaptadas a ambientes de grande variação climática. Na produção seminal se obtém 50% do domínio genético da cultivar.

Espécies disponíveis:

  • Eucalyptus saligna
  • Eucalyptus grandis
  • Eucalyptus dunni
  • Eucalyptus benthamii

Importante: para áreas suscetíveis à geadas fortes,  devemos evitar o plantio nos períodos mais frios e considerar que as espécies têm comportamentos diferentes em relação ao frio. Na tabela abaixo, além de outras características das mudas de eucalipto, informamos a tolerância ao frio das espécies oferecidas pela Tecnoplanta.

Mudas Seminais de Pinus - produzidas por sementes

Utilizamos sementes de pomares clonais de pinus - o que há de melhor em qualidade. Conferem um ótimo incremento médio anual e uniformidade à floresta.

Espécies disponíveis:

  • Pinus elliottii
  • Pinus taeda

Mudas de espécies nativas do RS.

Produzimos mudas representativas de diversas regiões do estado, buscando atender à diversidade da flora que possuímos.

Exs.: araçá, aroeira-piriquita, aroeira-vermelha, cerejeira, pitangueira, pata-de-vaca, tarumã, jerivá, caroba, ipê-amarelo, ipê-roxo, canafístula, sibipiruna

Novidades da Tecnoplanta

Atualmente, parte da produção de mudas da Tecnoplanta é feita com a nova tecnologia de embalagens degradáveis, que permite o plantio das mudas sem a necessidade de retirá-las. Esta nova embalagem traz uma grande vantagem na qualidade técnica das mudas, pois as raízes não sofrem confinamento, ficando mais próximas da sua configuração natural e com volume maior. Tais resultados, proporcionam à muda maior capacidade de reter água e nutrientes.





PRINCIPAIS CARACTERíSTICAS TÉCNICAS DAS MUDAS CLONAIS DE EUCALIPTO

Espécies

Incremento médio anual aos 7 anos

Densidade básica em cavacos de 7 anos (kg/m³)

Lignina
total

Metros estéreos
aos 7 anos sem casca

Tolerância
ao frio

E. benthamii 40-42 500  -  400-420 Extremamente tolerante
E. dunnii 40-42 500-510  - 400-420 Muito tolerante
E. saligna 38-42 480-490 28-30 380-420 Tolerante
E. grandis 40-42 420-440 24-26 400-420 Tolerante
E. urograndis 42-44 470-480 26-29 420-440 Pouco tolerante
As produtividades médias estão diretamente relacionadas com os tratos
culturais e fertilidade do solo da região.

Copyright © Tecnoplanta

Av. Presidente Castelo Branco, 601 - Três Vendas - Caixa Postal 018 CEP 96.790-000 Barra do Ribeiro / RS
Fones: 51 3482 1226 | 51 3482 1253   e-mail: [email protected]